XXII Mostra Cultural – SUSTEC

Nossa Mostra Cultural trouxe uma incrível jornada pelo espaço SUSTEC – Sustentabilidade e Tecnologia! De bioconstrução a carrinhos de rolimã, nossos alunos mergulharam no mundo da ciência e da sustentabilidade. Saiba mais sobre os trabalhos apresentados pelos alunos na XXII Mostra Cultural do Colégio Pio XII

Estação 1 – Bioconstrução
Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais construíram uma casa de brincar com tijolos de barro sustentável, produzidos por eles mesmos. Este projeto une ciência, sustentabilidade e companheirismo, oferecendo um espaço de brincar que promove crescimento e esperança.

Estação 2 – Energia Mecânica – Carrinhos de Rolimã
Nossos estudantes do Ensino Médio construíram carrinhos de rolimã enquanto estudavam conceitos de Física, desde o movimento de corpos até a conservação de energia. Uma divertida jornada de aprendizado.

Estação 3 – Recursos Hídricos
Os alunos do Ensino Médio refletiram sobre a importância da conservação dos recursos hídricos e apresentaram aspectos do tratamento de água e esgoto.

Estação 4 – Construções e Energia – Ondas
Neste espaço foi explicado como a energia é transferida por meio de ondas em experimentos interativos apresentados pelos alunos do 9º ano. Uma visão emocionante da ciência e da tecnologia.

Estação 4 – Construções e Energia – Máquina de Rube Goldberg
Os alunos exploraram as engenharias por trás da máquina de Rube Goldberg, que realiza tarefas de forma indireta e complexa. Um desafio divertido e criativo.

Estação 4 – Construções e Energia – Pontes
Conheça protótipos de pontes construídas com palitos de picolé, criadas com base em estudos matemáticos e de engenharia. Teste de resistência de peso às 14h30min.

Estação 4 – Construções e Energia – Cidade Sustentável
Foi apresentado o projeto “Cidade Sustentável”, onde os alunos aplicaram conhecimentos em produção de energia, circuitos elétricos e transformações de energia em um contexto urbano.

Estação 5 – Metalurgia e Petróleo
Estudantes do Ensino Médio criaram maquetes para mostrar intervenções humanas na extração de recursos naturais e formas de reaproveitamento para reduzir impactos ambientais.

Estação 6 – Hortas e Tecnologias
Os alunos exploraram processos de produção de alimentos e automação hídrica em hortas, promovendo o uso adequado dos recursos naturais.

Estação 7 – Energia Mecânica
Nossos alunos falaram sobre energia mecânica e os princípios da física através da construção de carrinhos.

Estação 8 – Casas Sustentáveis
Um estudo baseado na Cultura Maker que explora a sustentabilidade e busca soluções para minimizar os impactos ambientais em habitações urbanas.

Estação 9 – Trilha e Biodiversidade
Os alunos do Ensino Médio exploraram as interações ecológicas na trilha “Laudato Si” e aprenderam sobre a biodiversidade do Colégio Franciscano Pio XII.