XXII Mostra Cultural – Ensino Fundamental Anos Iniciais

Saiba mais sobre os trabalhos apresentados pelos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais na XXII Mostra Cultural do Colégio Pio XII

2º ano – “Como meus olhos enxergam o mundo?”
Os alunos do 2º ano realizaram uma exposição que explorou a diversidade cultural. Eles identificaram suas próprias características, experimentaram diferentes situações de convivência e aprenderam sobre culturas de outros países. A exposição convidou a todos a explorar o percurso vivenciado pelos alunos, destacando a importância da compreensão e respeito pela diversidade cultural.

3º ano – “Quais são as influências de outros tempos e lugares em nossa vida?”
O projeto do 3º ano teve como objetivo explorar a diversidade cultural do Brasil, as tradições familiares e sua relação com diferentes períodos e lugares. Durante o ano, os alunos se conscientizaram das riquezas culturais do país. A exposição permitiu aos visitantes mergulhar nas culturas familiares, conhecer brincadeiras da infância, ouvir histórias que refletem valores da sociedade e participar de oficinas que proporcionaram uma imersão no universo infantil e criativo.

4º ano – “Que tal conhecer uma cidade sustentável?”
O 4º ano escolheu o tema “Sustentabilidade: Consumo consciente é com a gente” para seu projeto. Eles exploraram a prática do consumo consciente como forma de equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. O objetivo era despertar nos alunos a busca por novos caminhos para o uso responsável dos recursos naturais, sem comprometer o bem-estar das gerações futuras.

5º ano – “Que tal um novo olhar para a educação financeira?”
Motivados pelo projeto “Impactos e desafios do cotidiano: um olhar para a economia”, os alunos do 5º ano abordaram questões relacionadas à educação financeira e aspectos econômicos. Eles convidaram todos a conhecer sua trajetória, desde a Casa da Moeda até a criação de jogos de tabuleiro, culminando em uma arrecadação de alimentos por meio do tema “Empreendedor Solidário”. Isso demonstrou como a educação financeira pode ser aplicada de maneira prática e benéfica para a comunidade.