XXII Mostra Cultural – Educação Infantil

Saiba mais sobre os trabalhos apresentados pelos alunos da Educação Infantil na XXII Mostra Cultural do Colégio Pio XII

G2 – “Bem-vindos ao piquenique literário!
O G2 apresentou um projeto chamado “Bem-vindos ao piquenique literário!” que tem como objetivo introduzir as crianças a diferentes gêneros textuais, autores e coleções de livros. A ênfase foi na exploração da imaginação, desenvolvimento da oralidade e gosto pela leitura. Além disso, as famílias foram convidadas a compartilhar histórias com as crianças, fortalecendo os laços entre família e escola.

G3 – “Como você está se sentindo hoje?
As turmas do G3 exploraram os sentimentos e emoções. Eles conduziram atividades para ajudar as crianças a compreender, vivenciar e expressar seus sentimentos. Isso incluiu conversas sobre os sentimentos, a identificação de quando eles ocorrem e a promoção de interações saudáveis com os outros. O tema “Meu corpo, minhas expressões” foi usado para facilitar o autoconhecimento por meio de atividades interativas.

G4 – “Vamos brincar e aprender com as cantigas?
As crianças do G4 participaram do projeto “Brincando e Aprendendo com as cantigas”. Eles exploraram cantigas populares para vivenciar brincadeiras e descobertas, bem como explorar elementos musicais e científicos. O objetivo era ampliar o repertório musical das crianças, desenvolver a criatividade e fortalecer os laços afetivos entre os alunos e suas famílias.

G5 – “Imersão no universo das artes
No G5, as crianças se inspiraram em artistas como Ivan Cruz, Belca, Adriano Catenzaro e Beatriz Milhazes para criar composições artísticas usando recorte, colagem, desenho e pintura. O processo de criação enfatizou a imaginação das crianças, suas impressões e opiniões sobre os temas, bem como o desenvolvimento de habilidades gráficas, de recorte e organização.

1º ANO – “A matemática em diferentes contextos e linguagens”
O 1º ano convidou crianças e familiares para uma exposição interativa que explorou o universo da matemática. Eles destacaram a importância dos pontos que se unem para formar retas, a transformação de formas geométricas a partir de elementos como contornos e números, e como os números têm um papel fundamental em diferentes culturas. Esses elementos foram usados para ilustrar o tema “A matemática em diferentes contextos e linguagens”.