XXII Mostra Cultural – Ensino Fundamental Anos Finais

Saiba mais sobre os trabalhos apresentados pelos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais na XXII Mostra Cultural do Colégio Pio XII

6° ano – Faraós egípcios
As turmas do 6º ano estudaram a arte no Egito Antigo. A escrita egípcia em hieróglifos e a lei da frontalidade, em que os egípcios retratavam a figura humana de uma forma diferente: cabeça, pernas e pés de perfil, tronco, braços e olhos de frente. Os próprios alunos foram modelo para a criação dos egípcios.

7° ano – Mona Lisa está diferente
Também conhecida como “La Gioconda, Mona Lisa é a obra mais famosa e notável na história da arte, pintada pelo artista italiano Leonardo da Vinci. Por existirem controvérsias, questionamentos e especulações de quem realmente teria sido a musa inspirada de da Vinci, as turmas do 7º ano criaram, a partir dos famosos olhos da imagem, os mais variados personagens.

8º ano – Minas Gerais: uma viagem poética
Como descrever uma experiência histórica? Como transformar o que se vê em poesia? Os alunos do 8º ano receberam esse desafio após retornarem da viagem às cidades históricas de Minas Gerais. Por meio de lindos sonetos e registros fotográficos, eles transformaram a vivência do estudo de meio em poesia, que descrevem de forma subjetiva e sensível os lugares visitados.

8º ano – Impressionismo
Durante as aulas de Artes Visuais, as turmas do 8º ano estudaram e observaram imagens de diferentes paisagens, com flores, árvores, rios, lagos e reflexos na água dos artistas impressionistas, incluindo Claude Monet, o pintor das pinceladas. Nutridos esteticamente dessas referências, com o objetivo de utilizar a técnica dos artistas, exploraram, em suas telas a cor da atmosfera impressionista, o reflexo na água, o movimento e a vibração das pinceladas.

9º ano – Cubismo
– Quebrou?
– Não, este é um “retrato cubista,” em que a imagem retratada se fragmenta, valorizando as formas geométricas e os diferentes ângulos da mesma figura.
As turmas do 9º ano estudaram o cubismo e algumas regras de como desenhar o rosto, posição dos olhos e nariz. Fizeram um retrato, e depois, o transformaram em retrato cubista, inspirado nas concepções do artista Pablo Picasso.

9º ano – Embracing Imperfection: A Journey Through Personal Stories
Neste empreendimento único, os alunos do 9º ano embarcaram em uma exploração sobre a aceitação de erros e crescimento pessoal. A jornada deles começou com a inspiração do discurso de Varlei Xavier no TED Talk, “Tem palhaço na sala de aula”, que incentivou a reflexão sobre a beleza de aprender com os erros. Com base nisso, os alunos mergulharam nas páginas de “A garota que nunca cometeu erros”, de Mark Pett e Gary Rubinstein, um livro infantil que preparou o cenário para suas próprias aventuras criativas. Cada aluno elaborou um livro de histórias infantis, escrito e ilustrado, compartilhando suas próprias experiências na superação de erros.

6º e 9º ano – Incentivo à leitura: multiletramentos literários
Livro Maus: Apresentação dos vídeos que os alunos produziram sobre o livro “Maus”, nos quais abordaram o enredo da obra e as escolhas feitas pelo autor para contar os acontecimentos que seu pai, Vladek, vivenciou durante o Holocausto.

Oficina de redação: é ofertada para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, tem como objetivo aprimorar a escrita dos estudantes, com um estudo voltado para a estrutura textual e elementos de linguagem (como ortografia e acentuação) bem como a construção de ideias e reflexões sobre temas relevantes.

Clube de leitura: Esse clube tem como objetivo promover o incentivo à leitura por meio de livros e autores diversos e adequados à faixa etária, além de também promover a reflexão crítica dos textos literários. Os alunos do 6º e 7º ano tem encontros semanais no clube de leitura, mais conhecido também como clube “”sem nome””. Nesses encontros, há a leitura de obras literárias, além do seu debate.

6º e 7º ano – Campeonato de Xadrez
O Xadrez estimula a atividade intelectual e estabiliza a personalidade de crianças e jovens durante seu crescimento. O raciocínio lógico e a capacidade de cálculo são estimulados. As vantagens de se aprender esse jogo são diversas, dentre elas, o estímulo do raciocínio lógico, exercício da concentração e tomada de decisão, estímulo da memória e da paciência, aguçamento da criatividade e da imaginação. O aprendizado orientando à resolução de problemas propiciará ao aluno a oportunidade de analisar e propor alternativas de soluções às situações de vida diária. Aulas de xadrez foram oferecidas aos alunos dos 6ºs e 7ºs anos, para que aprendessem ou melhorassem suas estratégias de jogo, por meio de partidas entre alunos!