Você sabia que o Colégio Franciscano Pio XII hoje produz toda a eletricidade que consome?

Na semana do Dia Mundial da Energia, ficamos muito felizes e orgulhosos de apresentar a vocês a usina fotovoltaica Pio XII!

Em funcionamento desde agosto de 2021, a usina tem capacidade de geração de 269 kWp (quilowatt pico) com produção média mensal de 20 mil kwh. De agosto a dezembro de 2021 foram gerados 71 mil kwh. Já nos três primeiros meses de 2022, foram gerados aproximadamente 90 mil kwh. Para se ter uma ideia, o consumo médio de uma residência no Brasil é de 165 kwh por mês, ou seja, a energia que é gerada pela usina do Pio XII seria suficiente para abastecer cerca de 120 casas.

A energia excedente é injetada na rede da concessionária e fica acumulada para uso futuro no próprio colégio ou em outras unidades escolares das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus.

Com nove meses de implantação, a iniciativa evitou a emissão de 62,7 toneladas de gás de efeito estufa, o que equivale a aproximadamente 1900 árvores plantadas.

A usina também é utilizada como ferramenta pedagógica e permite aos alunos conhecerem de perto o processo de emissão de energia limpa.

A usina fotovoltaica é um projeto de nossos pilares de sustentabilidade, inspirados nos valores franciscanos de valorização da vida e da natureza. Paz e Bem!