Comunicado de Falecimento

É com grande pesar que comunicamos o falecimento, neste domingo, 14/01/2024, da Irmã Maria Hilda Rosa, nossa querida Sister Hilda. Além de um legado valioso na Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, Sister Hilda atuou por muitos anos na Direção do Colégio Franciscano Pio XII.

Nosso amor e gratidão à Sister Hilda, que deixará muitas saudades no coração de nossa comunidade educativa.

O velório acontecerá nesta segunda-feira, 15/01, na capela do Colégio Franciscano Pio XII, às 7h. Haverá missa no local, às 11h. O sepultamento ocorrerá às 14h.

Biografia Ir. Hilda

Ir. Hilda Rosa (nome religioso), nasceu em 14/12/1925 e recebeu o nome civil de Justina Rosa. Sua família era evangélica da Igreja Batista e priorizava a formação acadêmica e cristã, assim, Ir. Hilda na adolescência estudou em colégio interno administrado pelas Irmãs Beneditinas, inclusive, Ir. Margarida Ming era da mesma turma, ambas nutriram uma grande amizade e, após a conclusão dos estudos, ambas desejaram ingressar numa congregação religiosa, talvez por influência das Irmãs que conviviam com as duas no colégio interno. Assim, Justina Rosa ingressou na Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus em 05/02/1950 e recebeu o nome de Irmã Hilda Rosa.

Ir. Hilda sempre foi estudiosa e cultivou um grande gosto pela leitura, diariamente, levantava cedo para ler as notícias dos jornais, além de ler livros com temas voltados a cultura, literatura, espiritualidade, teologia, história, geografia, além de leituras em inglês e outras. Devido a isso, desenvolveu um grande conhecimento, podendo ser considerada uma intelectual.

Desde que ingressou na Congregação, devido a sua formação consistente, contribuiu dando aulas. Já em 1952 iniciou a docência dando aulas no chamado Ginásio no Instituto de Educação São Miguel Arcanjo, em Vila Zelina, até o ano de 1954. Em 1955 foi residir no Bairro do Paraíso para iniciar o Colégio Pio XII e dava aulas no curso chamado Pré-Primário, fazendo essa atividade até 1957. Em 1958 retornou a Vila Zelina e assumiu a direção do Curso Normal do Instituto de Educação São Miguel Arcanjo, destinado a formação de professores(as). Em 1959 foi residir no Morumbi e assumiu duas funções: direção e professora do Ginásio do Colégio Pio XII. Em 1961 passou a diretora geral e Orientadora do Ginásio do Colégio Pio XII, permanecendo nessa função até 1965.

Em 1966 Ir. Hilda fez especialização na USP (Universidade de São Paulo), sendo que já havia cursado duas faculdades. Continuava a residir no Morumbi e nos anos de 1967 e 1968 dedicou-se a Direção da Escola e do Curso chamado de Clássico. Nos anos 1969 e 1970 passou a residir no Jardim Leonor assumindo a função de superiora da comunidade e mantinha a função de diretora do Curso Clássico e assumiu a Catequese.

Em 1971 voltou a residir no Morumbi e continuava como diretora do Colégio Pio XII e ensinava Ciências da Religião e, em 1972 continuou como Diretora do Colégio Pio XII e dava aula na Faculdade de Turismo.

Em 1973 foi cursar o CEFEPAL (Centro de Estudos Franciscanos e Pastorais para a América Latina), em Petrópolis, RJ, curso com duração de fevereiro a novembro do mesmo ano. Posteriormente, Ir. Hilda assumiu a direção do CEFEPAL.

De 1974 a 1983 residiu no Morumbi e assumiu diversas funções, tais como: diretora do Colegial, deu aulas de inglês, curso de Ikebana e formação religiosa, além de pastoral institucional e pastoral paroquial no Jardim Monte Kemel.

Em 1984 foi eleita Superiora Regional, sendo a primeira Irmã brasileira a assumir a liderança da Congregação no Brasil, pois até então, eram Irmãs norte-americanas. Ficou Superiora Regional por dois períodos de quatro anos cada, assim, assumiu a liderança da congregação no Brasil até 1991. Nesse período, transferiu a Sede Regional do bairro de Vila Zelina para o bairro do Jardim Leonor.

Em 1992 fez a Peregrinação a Assis, Itália e fez uma experiência nos Estados Unidos, inclusive participou de atividades no escritório da ONU (Organização das Nações Unidas).

De 1994 a 2012 residiu no Morumbi e trabalhou no Colégio Pio XII em diversas atividades administrativas: tesouraria, comissão de obras, manutenção, Relações Públicas, além de contribuir com a regularização da mantenedora e filiais da Congregação, prestando assessoria ao Colégio São Miguel Arcanjo, Externato Nossa Senhora do Carmo e Hospital, Maternidade e Posto de Puericultura Dr. Eugênio Gomes de Carvalho, além de dar aulas de formação para as formandas da Congregação. Além disso, assumiu a direção do Externato Nossa Senhora do Carmo e do Colégio São Miguel Arcanjo por um período de dois anos.

Algumas atividades importantes realizadas por Ir. Hilda que não podem ser esquecidas: sua participação na CRB/SP (Conferência dos Religiosos do Brasil de São Paulo), a mesma animou e deu formação a muitas Congregações durante o Projeto “Palavra Vida”, pregou retiros para religiosos e até bispos. Nesse período contribuiu muito com a Igreja através de sua disponibilidade a servir outras congregações e regiões das dioceses de São Paulo e Campo Limpo.

Em 2001, Ir. Hilda fez a sua viagem de presente de jubileu, peregrinando para São Tiago da Compostela, Espanha. Ela também visitou a Basílica Nossa Senhora de Guadalupe, pois teve a oportunidade de fazer um curso lá e aproveitou para peregrinar. Foram experiências que marcaram a vida dela para sempre.

Algumas curiosidades da vida de Ir. Hilda:

• Cotidianamente levantava cedo, antes das 6h, para fazer e tomar um cafezinho e, depois se dirigia para capela rezar.
  • Sempre disposta a fazer o bem as Irmãs, inclusive quando era superiora, quando uma Irmã adoecia, ela priorizava o acompanhamento e o tratamento da mesma.
  • Era uma liderança firme, não temia os conflitos, procurava mediá-los de modo assertivo.
  • Hilda nutria um grande amor a família, Congregação, Igreja e amigos.

Na metade de 2012 iniciou um processo de adoecimento, tendo que afastar-se de todas as atividades e priorizar o tratamento da saúde, até então residia no Morumbi. Em 2013 passou a residir na Comunidade Recanto Paz e Bem, local que dispõe de recursos especializados para o cuidado da saúde das Irmãs até o dia de sua páscoa definitiva, 14/01/2024.

Que Deus na sua bondade e misericórdia conceda a Ir. Hilda o descanso eterno, pois sua vida foi de entrega e doação ao Senhor. Descanse em Paz, querida Ir. Hilda!