Mostra Cultural

Ensino Médio – 3ª Série

A série final do Ensino Médio é o momento dos alunos interferirem no mundo.

Neste momento de suas vidas, nós acreditamos que o “terceirão” deve estar pronto para refletir sobre a sociedade e, à medida do possível, propor soluções para os problemas que a compõem.
Estes problemas podem ser gerais e coletivos, mas também individuais e pessoais. Nós trabalhamos para que estes estudantes possam, por um lado, tomar decisões conscientes sobre seu futuro mais imediato, e, por outro, ter discernimento para atuar nas diversas coletividades das quais fazem parte.

Nesse sentido, o corpo docente e a direção fez um processo de curadoria nos trabalhos de dois projetos: o primeiro, um projeto das disciplinas integradas de Ensino Religioso, Sociologia e Filosofia sobre o livro “Ruptura: a crise da democracia liberal” de Manuel Castells (2018); o segundo, o projeto “Estudo digital para a redação no Enem” da disciplina de Produção Textual.

No primeiro, os alunos se propuseram a refletir sobre as questões políticas e sociais do país a partir da produção de diferentes materiais de gêneros distintos, como pôsteres, artigos de opinião, podcasts, telejornais, etc.

No segundo, os estudantes foram instigados a produzir perfis de redes sociais que discutissem assuntos pertinentes ao enem e aos vestibulares, tema muito comum para a faixa etária. Em ambos os casos, os alunos partiam de suas próprias realidades e das análises realizadas em sala de aula para propor intervenções distintas no mundo.

Confiram alguns dos trabalhos resultantes destes projetos.

Projeto “Ruptura: a crise da democracia liberal”

Neste projeto os alunos se propuseram a refletir sobre as questões políticas e sociais do nosso país a partir da produção de diferentes materiais de gêneros distintos, como pôsteres, artigos de opinião, podcasts, telejornais, etc. Para tanto, eles desenvolveram intensos debates e rodas de estudo sobre o livro de Manuel Castells. Selecionamos algumas das produções, que refletem a diversidade do projeto.

A crise da democracia liberal no Brasil

Produção textual

Assista ao vídeo do trabalho:

Ouça trabalho em áudio:

Projeto “Estudo digital para a redação no Enem”

No projeto encabeçado pela disciplina de produção textual, os estudantes foram instigados a produzir perfis de redes sociais que discutissem assuntos pertinentes ao enem e aos vestibulares, tema muito comum para a faixa etária. Os objetivos do projeto eram que os alunos e as alunas da 3ª série do Ensino Médio estudassem a fundo os gêneros textuais típicos da cultura digital e que eles se sentissem estimulados a agir de maneira positiva como criadores de conteúdos relevantes socialmente.

Veja os perfis do projeto