Mostra Cultural

Ensino Médio – 1ª Série

A primeira série do ensino médio do Colégio Franciscano Pio XII é pensada como a porta de entrada dos nossos alunos para uma nova realidade de aprofundamento científico-tecnológico, de desenvolvimento artístico e de senso crítico.

Nesse sentido, a curadoria realizada pelo corpo docente e pela coordenação apresenta dois projetos que sintetizam muito bem os objetivos dessa série. São eles os projetos de representação artística dos movimentos Modernista e Pop Art.

Semana de arte moderna:

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um dos temas trabalhados pelos alunos da 1ª Série do Ensino Médio. A ideia era que eles conhecessem seus participantes e todo o desejo daquele grupo de artistas manifestarem uma cultura genuinamente brasileira através de suas obras. Por meio de apresentações, filmes e documentários, os alunos analisaram esteticamente uma série de imagens, músicas e poemas de artistas da época. Com isso eles foram instigados a produzir releituras dessas obras. A exposição a seguir é o resultado deste trabalho

Pop Art, Cultura de Massa e Indústria Cultural

A Pop Art, movimento criado na Inglaterra na década de 1950, usava como pano de fundo os produtos da indústria cultural – peças publicitárias, imagens de artistas de cinema etc… – para questionar a massificação do consumo, influenciada pela mídia. É um conceito baseado no consumo de produtos culturais fabricados em série, na cultura de massa e na satisfação do gosto médio da população – telenovelas, propaganda, cinema etc…

A Pop Art rendeu muitos frutos. Na década de 1980, surge no Brasil a produção musical irreverente de diversos grupos de rock. O grupo paulistano Titãs destacou-se com letras que questionavam a sociedade de maneira crítica e irônica. A música Comida (1987), de Marcelo Fromer, Arnaldo Antunes e Sérgio Britto, gravada pelos Titãs, resgata algumas das tendências da Pop Art, sobretudo a objetividade e a crítica.

Pensando nesta canção e nas críticas que ela suscita ao consumo na sociedade contemporânea, os alunos fizeram um levantamento de elementos que representam os sonhos de consumo contemporâneos. Em seguida, eles foram desafiados a criar, inspirados nos estilos de cada artista do movimento Pop Art, trabalhos artísticos sustentáveis  – reaproveitando caixas de papelão de pizza – com estes símbolos do consumo contemporâneo. Confira abaixo o resultado destas produções.