Mostra Cultural

Ensino Fundamental II – 9º ano

Quais alunos preparamos e entregamos para o mundo?

É com essa questão em mente que o corpo docente e a coordenação pedagógica do ensino Fundamental II refletem e pensam suas ações com os nonos anos.

Nossos alunos são preparados para a transição para o ensino Médio, mas também são estimulados a refletirem sobre seu papel na sociedade. Queremos formar cidadãos críticos e humanos, no sentido franciscano da palavra, tal qual Francisco de Assis, que sempre se coloca como modelo de pessoa a ser seguido.

A seguir é possível observar a curadoria realizada pelas/pelos docentes e coordenação com o objetivo de expressar parte deste processo

Surrealismo

O surrealismo, movimento artístico de vanguarda do século xx, teve expressões também na literatura, nas artes visuais, no cinema, no teatro e na filosofia. Seu objetivo maior era romper com o real, valorizar a fantasia, o sonho, a loucura e deixar o artista se levar pelo impulso registrando o que lhe viesse à mente, sem se preocupar com a lógica. Nesse sentido, os alunos do 9º ano estudaram esse movimento através das biografias dos artistas: Salvador Dalí, Joan Miró e René Magritte. A produção artística utilizou como ponto de partida o tênis dos próprios alunos, e buscava ligar seres inanimados a elementos diversos, propondo uma verdadeira brincadeira do estado mais irracional que a imaginação pode alcançar.

Eis os resultados!

Espaço Maker e Gameficação

Em conjunto com os professores das matérias de História, Geografia e Religião e em parceria com o Espaço Maker, os alunos do 9ºano construíram jogos cujo o intuito é levar o usuário a fazer reflexões sobre questões pertinentes para a construção de um mundo melhor: a nossa relação com o consumo e o Desenvolvimento Sustentável.

Clique aqui para visitar a página com os jogos