Mostra Cultural

Ensino Fundamental II – 8º ano

No oitavo ano do Ensino Fundamental II do colégio Franciscano Pio XII os estudantes são desafiados a investigar de maneira mais aprofundada determinados aspectos do mundo no qual estamos inseridos. Os diferentes componentes curriculares encorajaram os alunos a mergulhar no mundo do conhecimento científico, tecnológico, artístico e humanístico.

A curadoria das atividades buscou apresentar os trabalhos em que os alunos puderam expor de maneira mais significativa suas viagens às profundezas da sabedoria.

Eis os resultados!

Igreja Barroca No Brasil

A arquitetura barroca no Brasil teve seu início tardio, sendo o estilo trazido pelos colonizadores no século XVIII, mas manifestando-se apenas no início do século XIX. Os alunos do 8º ano estudaram as obras do mestre Aleijadinho e seus projetos de igrejas barrocas em Minas Gerais, e, a partir disso, criaram suas próprias fachadas de igrejas barrocas usando elementos do desenho como linhas, pontos, simetria, ornamentos e volutas. Para fazer a arte final tivemos a parceria do maker lab, que vetorizou algumas fachadas, cortou na cortadeira laser, para que os alunos pudessem terminar a pintura das fachadas com diferentes materiais.

Abaixo podemos observar alguns destes trabalhos.

“Conhecendo histórias de refugiados”

De forma muito comum, refugiados são tratados como números em análises estatísticas e índices sociais. Nesse contexto, o projeto buscou colocar os alunos em contato com histórias reais de refugiados que, por meio dos desafios enfrentados, puderam de certa forma restabelecer suas vidas em novos países.

A primeira parte envolveu a pesquisa por notícias de refugiados em suas diferentes narrativas. Posteriormente trechos das histórias que mais chamaram a atenção dos alunos foram selecionados e pequenos cartazes começaram a ser elaborados. O segundo passo foi a criação de QRcodes com o link para o acesso às histórias. A finalização do trabalho se deu em diversos formatos, entre eles, Google docs, Canva e Pixlr e os cartazes espalhados pelo colégio. Eis aqui alguns exemplos.