Mostra Cultural

Ensino Fundamental I – 1º ano

EU E O OUTRO CONSTRUÍMOS UM MUNDO DE PAZ

Vivemos em um mundo em que a valorização da vida e as relações entre as pessoas tornam-se imprescindíveis para a formação humana. O projeto “Agentes da Paz”, desenvolvido junto aos alunos do 1º ano, busca uma formação humana, ética e harmoniosa, e o respeito a si e ao outro, considerando suas qualidades e diferenças.
As crianças refletiram sobre o impacto de nossas atitudes no que diz respeito à preservação do planeta e a construção de uma cultura de paz. Viveram situações que envolveram atitudes de cooperação e solidariedade, a preocupação com o bem-estar do outro e a manutenção da vida no planeta.
Agora, vocês terão a oportunidade de conhecer algumas dessas ações. Apreciem!

Como você demonstra seu carinho sem abraçar?

O abraço do Ouriço é um livro encantador que ajudou os nossos alunos a descobrirem diferentes maneiras de demonstrarem o amor pelo outro sem necessariamente abraçar.

Diante do atual cenário no qual nos tornamos todos ouriços, pois nossos abraços não estão permitidos devido ao Covid 19. Encontrar outras formas de transmitir o amor pelo outro é fundamental para nos mantermos fortalecidos e amados.

Perguntamos aos nossos alunos como eles demonstram seu carinho sem abraçar. As respostas foram surpreendentes, esperamos que gostem!

O que cabe e o que não cabe no meu mundo…

Depois de conhecer o documento “A carta da Terra para crianças” que lista os princípios éticos que são essenciais para composição de uma sociedade mais justa, pacífica e sustentável e o livro “Em nome da Paz”, de Jonas Ribeiro que retrata a guerra de uma forma leve e também passa a receita do elixir da paz, que tem o poder de reescrever toda a história, convidamos os alunos a refletir sobre atitudes  que cabem e  que não cabem em nosso mundo.

Cada criança registrou, por meio de desenho e escrita, suas ideias.

Vamos descobrir como eles pensam?

obs.: Para valorizar o processo individual de alfabetização, não houve revisão na escrita das crianças.

1º Ano E

Como conviver com as diferenças?

Para iniciar a percepção das diferenças, potencialidades e dificuldades de cada um, as crianças falaram sobre as próprias características, o que sabem ou não sabem fazer. Na sequência, fizeram uma pesquisa com diferentes tipos de bola para descobrir: Qual bola é melhor para chutar? E para lançar ou quicar? Quais bolas não são boas para tais habilidades? Após a pesquisa, falaram sobre seu ponto de vista, concordaram ou discordaram da opinião dos colegas e perceberam que podemos perceber as coisas diferentes, mas precisamos nos respeitar.
A partir disso, nossas aulas foram realizadas de diferentes maneiras: como se fôssemos cegos, surdos e deficientes físicos. Ao se colocarem no lugar das pessoas supracitadas, conversamos sobre as dificuldades encontradas no cotidiano, como podemos ajudar e respeitar.
Para um mundo de paz é preciso conviver e respeitar as pessoas, individualmente e enquanto sociedade.

1º Ano E

Respeito e convivência com os animais

O respeito e a convivência pacífica com a natureza e os animais requerem a consciência e a valorização das diversas formas de vida. Nas aulas do Programa Bilíngue, os 1ºs anos interagiram com animais em realidade aumentada, e puderam observar características similares e diferentes, além de discutir hábitos curiosos que nos aproximam dos animais. Veja o que descobrimos no nosso filme feito com o aplicativo Arloopa, narrado em inglês pelos próprios alunos.

Conheça os nossos agentes da paz

A partir do estudo sobre a temática do autorretrato, as crianças do 1°ano foram convidadas a fazer uma representação de si mesmas.

Você conhece nossos agentes da paz?  Acesse nossa exposição virtual para conhecê-los.

Pequenos guardiões da casa comum

O objetivo do projeto, inspirado na Laudato Si, encíclica de Papa Francisco,  é despertar, por meio de ações práticas, a consciência ecológica, a responsabilidade ambiental e o cuidado com a vida em todas as suas manifestações, valores próprios da educação Franciscana.

Um aspecto central do projeto foi a inauguração da trilha Laudato Si. Trata-se de um caminho, dentro do colégio, com Mata Atlântica preservada, em que foram criadas estações com placas que trazem frases do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis. Ao final da trilha, há os mandamentos dos guardiões da casa comum, criados por alunos do Colégio.

Durante a inauguração oficial, os alunos do 1°ano plantaram girassóis. Após o plantio dos girassóis, eles receberam o medalhão de “Pequeno Guardião da Casa Comum”, assumindo o compromisso de promover atitudes de cuidado com a vida.