Alunos do Colégio Franciscano Pio XII desenvolvem veículo experimental com foco em fontes renováveis

Os alunos do Ensino Médio do Itinerário Mecanização e Robótica do Colégio Franciscano Pio XII estão prestes a concluir um projeto inovador que coloca em prática seus conhecimentos teóricos: o Velex Pio, o veículo experimental do Pio XII.

Com uma abordagem focada no uso de fontes renováveis, os estudantes passaram por todas as etapas do desenvolvimento de um projeto real. Eles aplicaram conceitos aprendidos em física, como fundamentos de elétrica, mecânica e circuitos, para construir um veículo elétrico experimental e demonstrar o potencial das energias sustentáveis.

O processo incluiu desde a pesquisa de soluções ecológicas e eficientes no dia a dia até o levantamento de custos e estudo de viabilidade. Os alunos também utilizaram o SketchUp, um software de modelagem 3D, para criar um protótipo digital do Velex Pio antes de partir para a montagem estrutural do veículo.

O resultado desse trabalho estará em exibição na Mostra Cultural do Pio XII, que acontecerá no dia 28 de setembro. Os convidados terão a oportunidade de conhecer de perto o Velex Pio e os desafios que envolveram esse projeto colaborativo e inspirador.