Mostra Cultural

Ensino Médio – 1ª Série

MATRIZ ENERGÉTICA E ELÉTRICA

Desenvolvido com a 1ª série do Ensino Médio, o projeto buscou incentivar o uso consciente e eficiente de energia elétrica, por meio de recursos educacionais variados: maquetes funcionais, cartazes e experimentos. Durante sua elaboração, os alunos fizeram a associação entre forma de produção de energia e espaço adequado, compreenderam o funcionamento de cada usina, avaliando a melhor opção de instalação de um sistema a partir das necessidades locais e da preocupação com o meio ambiente. Ao analisar as vantagens e desvantagens de cada tipo específico de geração de energia, o aluno tornou-se capaz de avaliar os impactos ambientais e a relação custo-benefício de cada matriz elétrica. Dentre os objetivos do projeto, destaca-se a contribuição dos alunos para sua formação crítica, criativa e empreendedora.

A LITERATURA ESTÁ NA REDE: Sites

Os estudantes  das 1ªs criaram sites em diálogo com os livros estudados durante os bimestres. O objetivo foi estimular a leitura literária, por meio das tecnologias de comunicação e de informação, a fim de desenvolver as habilidades necessárias para ampliar repertórios culturais, artísticos e linguísticos.

PERIÓDICO DIGITAL

O projeto Periódico Digital, formulado pelo Núcleo de Linguagem, composto pelas áreas do conhecimento Arte e Comunicação, Espanhol, Inglês e Língua Portuguesa, trabalhou, como eixo central, com o tema transculturalidade. O principal objetivo foi consolidar e ampliar as habilidades de uso e de reflexão, a respeito das múltiplas linguagens e suas tecnologias.

Com base nesse tema, procuramos estimular o pensamento crítico e a abertura para a pluralidade e o diálogo inter e trans cultural de saberes que envolvem realidades sociais diferentes.

A cada semestre, eram elencados temas mais específicos, a fim de contribuir para a formação de um estudante autônomo, crítico e atuante na sociedade que o cerca e da qual participa. A saber: a cultura pop na arte e na música, comunicação e mídias digitais, patrimônio e memória e preconceito linguístico.

Os alunos utilizaram diversas linguagens: podcast, trabalho plástico, manifesto, infografia, fotomontagem, relato, tendo como resultado final, a produção de um site na plataforma Google, um wiki estruturado e uma ferramenta de criação de páginas da web.

Todo o trabalho possibilitou a integração de diversas disciplinas, que puderam dialogar em seus conteúdos com diferentes propostas, mostrando ao aluno as infinitas possibilidades de trabalho individual e em grupo.