Mostra Cultural

Ensino Médio – 2ª Série

A segunda série do Ensino Médio do Colégio Franciscano Pio XII se caracteriza por ser o momento de consolidação das habilidades, das competências e dos conhecimentos desenvolvidos pelos alunos. O corpo docente e a coordenação pedagógica do segmento entendem que nossos estudantes devem, nessa etapa, aproximar teoria e prática, especialmente a partir de experiências calcadas no universo fora da sala de aula. Nesse sentido, destacamos dois projetos: o projeto Comic Strips, que apresenta produções digitais que interagem e dialogam com o mundo contemporâneo — ; e o projeto de biologia realizado na trilha Laudato Si, que articula a vivência dos espaços verdes da escola e os conteúdos estudados na disciplina.

Trilha Laudato si : uma vivência no espaço escolar

O Colégio Pio XII situado na cidade de São Paulo, possui um espaço privilegiado, pois em seu entorno contém trechos da Mata Atlântica preservados. Nas dependências do colégio, há uma trilha nomeada por Laudato si, cujo significado é “Louvado seja” que faz parte de uma carta circular do Papa Francisco, a qual traz uma crítica ao consumismo e também ao desenvolvimento irresponsável, e um apelo à união universal em prol de combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. A ida à trilha Laudato si fez parte de uma atividade proposta pelo professor Renato Deutner que consistia na identificação da flora diversa que o espaço da escola possui. Com a mediação do professor, os alunos puderam inferir quais grupos de plantas eram (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). Através do uso da inteligência artificial do Google, nos smartphones dos alunos, puderam pesquisar qual era a possível espécie de flora vista. Durante o percurso foi levantado pelo professor a relação de simbiose entre plantas e entre plantas e fungos. Em certas ocasiões, fora visto saguis acompanhados de um filhote e um pica-pau. Desse modo, a vivência permitiu a contemplação da natureza ainda dentro da cidade de São Paulo, e o contato com conceitos da botânica ora abordados em sala de aula, sendo vistos na prática e mais ainda, dentro do espaço escolar.

Comic Strips

In the third bimester of activities in the English Lab classes, the 11th-grade group worked with a very exciting theme: comic strips.

As we’ve seen in our classes, the plot structure of every good comic strip (and also of other types of stories, novels, plays, etc.) usually follows a three-act format:

1- the “set-up”

2- the confrontation

3- the resolution

In the first act, we have the presentation of the characters, setting, and basic context of the story. This is where the reader can relate to some familiar situation. In the second act, the confrontation, a problem arises to be solved. In the third act, the resolution, the conflict presented in the second act is resolved, however, in an unexpected way. That’s where, in the humor comic strips, we have the famous “punchline” (a term that refers to the last part of a story or a joke that explains the meaning of what has happened previously or makes it funny).

As a conclusion of this bimester, the class had the challenge of, in groups, creating their own comic strips. Each group was free to choose the theme to be worked on.

We have projects that could be classified, in general, in the following categories:

  • Funny and/or cute stories
  • Stories with political content and/or social criticism

Have fun and get informed by enjoying the productions of our students!

Stories with political content / social criticism

Funny / cute stories