Mostra Cultural

Ensino Fundamental II – 7º ano

Os alunos dos sétimos anos do colégio Franciscano Pio XII tiveram como mote de seus cursos este ano a ideia de adaptação. Assim como os estudantes dos sextos anos, esse foi, efetivamente, o primeiro ano de ensino Fundamental II presencial deles. A necessidade de se reinventar em um mundo pós-pandemia mobilizou todo o corpo docente e coordenação a realizar a curadoria dos trabalhos que seguem e demonstram um pouco de todo o trabalho árduo realizado por esses jovens!

Artes – A Mona Lisa está diferente (Mona Lisa lacradora)

Ao estudarmos o desenho e a pintura de Leonardo da Vinci, não poderíamos deixar de falar sobre a pintura mais conhecida do mestre italiano, um ícone pictórico conhecido mundialmente, chamado Mona Lisa. Entretanto, os alunos do 7º ano sugeriram a criação de uma Mona Lisa diferente… Chegamos a conclusão de que para criar essa “Mona Lisa lacradora” poderíamos usar como linguagem artística uma fotomontagem, uma fotografia, um desenho, uma pintura, uma colagem, etc, sem descaracterizar a pintura e mantendo como referência a obra original de leonardo, porém a criação foi de cada um. Estas são algumas das obras finalizadas!

Ciências – Maquinas Simples: Catapulta

Um dos temas estudados pelos alunos do 7o. ano em Ciências são as “máquinas simples”, instrumentos do dia a dia que facilitam a execução de diferentes atividades. Existem vários desses dispositivos, dentre eles, as alavancas.

Encontramos alavancas em muitos lugares: nas tesouras, cortadores de unha, ferramentas diversas e até em nosso corpo! A catapulta, exemplo de máquina simples de guerra, foi inventada há mais de dois mil anos e utiliza o mecanismo de alavanca para arremessar a longas distâncias diferentes tipos de objetos (pedras,projéteis).

Os alunos colocaram a mão na massa e fizeram seus projetos de catapulta utilizando palitos, tampinhas e elásticos. Na Semana Cultural, depois de aprimorarem suas máquinas, eles participarão de desafios de “lançamento de objetos” em que poderão mostrar para todos os colegas a performance das catapultas.

Matemática – Matemática na Trilha Laudato Si

Os alunos do 7º ano foram acompanhados na Trilha do Colégio Pio XII pelos professores de Matemática, Franklin e Thalita, a fim de observarem e, principalmente, vivenciarem conceitos matemáticos aprendidos em sala de aula, com o intuito de trazer a teoria o mais próximo possível da realidade. Por exemplo, os alunos puderam “contar” seus batimentos cardíacos ao enfrentarem a subida na volta, além de observar os galhos das árvores em busca de similaridade com ângulos. Assim, puderam reconhecer que a Matemática faz parte da vida, mesmo que não paremos para pensar, ela está presente em nosso dia a dia, desde o nosso levantar até o momento que vamos nos deitar novamente.