Mostra Cultural

Educação Infantil – G3

PROJETO: “O MONSTRO DAS CORES E AS NOSSAS EMOÇÕES”

O projeto: “O monstro das cores e as nossas emoções” tem enfoque nas expressões das diferentes emoções e sentimentos. O tema tem como inspiração inicial o livro “O Monstro das Cores”, que facilita o diálogo sobre as emoções com as crianças por relacionar as cores aos sentimentos.

Vivências musicais e artísticas com as emoções

Durante o projeto, as crianças participam de diferentes propostas em torno do tema, em que expressam e nomeiam as emoções e, gradativamente, aprendem a identificar suas necessidades, desejos e sentimentos em situações diversas.

Nas aulas do Programa Bilíngue, iniciamos todos os dias conversando, cantando e dançando ao som das nossas músicas preferidas. Falar e representar sobre os sentimentos passou a ser uma das nossas atividades favoritas, o que facilitou a criação de conexões com os elementos trabalhados nos demais contextos.

Escolhemos a canção If You Are Happy para apresentar e compartilhar um pouco do que construímos acerca do tema.

Nossas crianças são incentivadas a expressar seus sentimentos e a abrir a escuta para os sentimentos dos outros. Inspirados no poema “Receitas para espantar a tristeza”, elas criaram um presente especial recheado com muito carinho e significado que será entregue a um amigo.

As cores e as emoções

Inspirados na história O Monstro das Cores, preparamos gelatinas coloridas, relacionando suas cores aos sentimentos apresentados no livro, Além disso, construímos um emocionômetro: cada criança é convidada a escolher como está se sentindo naquele momento e justificar sua escolha.